quarta-feira, 11 de julho de 2007

MENINO DEUS - MERCÚRIO

A Av. Getúlio Vargas faz a ligação entre a Cidade Baixa e o Menino Deus, do restaurante Copacabana em frente a Praça Garibaldi junto à Av. Venâncio Aires até a Av. José de Alencar , demarcando junto com esta os caminhos do bairro. O Menino Deus me parece bem um bairro de classe "média média" já indo em direção a média alta. Tem cara de classe média, ar de classe média. Soa como viável, organizado, limpo, arborizado e com muitas opções de consumo, bons restaurantes, bons prédios, barzinhos comportados e tem uma de suas ruas ligando os dois clubes mais populares da cidade, dois estádios de futebol, que, afinal, é o esporte nacional.
Além disso o bairro possui o Parque Marinha do Brasil, talvez o mais esportivo da cidade.
Sim, vamos encontrar prédios luxuosos, boas residências, um grande complexo hospitalar como o Mãe de Deus de alto gabarito, mas isso não tira do Menino Deus a sua condição, o ar de classe média.
O quê, em astrologia, configura esta classe média, o remediado? Quais arquétipos, qual planeta e em que Signo? Quando imagino isto, descarto Leão e Sagitário detentores de pompa e erudição. Deixo de lado a aristocracia de Libra e o planeta Vênus ou a solidez materialmente segura de Touro. Não penso muito em Aquário e seu desapego, nem no ar empresarial dos Capricornianos sempre envolvidos em projetos mais arrojados.
O que me vem à mente é Mercúrio, Gêmeos e Virgem e talvez um pouco de Marte e a sua autonomia. Mercúrio tem aquele tom de "remediado", de solto, negociante que se deu bem com suas próprias mãos e a sua cabeça privilegiada. A figura que circula em todos os meios e contata "Deus e todo mundo".
Neste bairro todos sentem-se bem, não há aquele constrangimento que acontece quando se circula por um bairro "chic", será que tem alguém me observando? Ou por um bairro mais pobre com favelas, uma vila popular onde nos alteramos desconfiados da própria sombra.
O Menino Deus ...é bom! Difere da Cidade Baixa, da Praia de Belas, do Bonfim que se caracterizam pela noite efervescente, pelos estudantes e pelos bares.
Por aqui a questão é trabalho , saúde, esportes e isso me sugere Virgem. Tem a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (Demeter/Ceres gostaria de morar por aqui) e o Hospital Mãe de Deus, um dos mais bem equipados da cidade. Quem caminha pela Getúlio sente este clima Mercúrio em Virgem, fruteiras, quitandas, restaurantes, armazéns que continuam pela José de Alencar, aquela que faz a ligação entre os 2 times rivais da capital.
Pode-se dizer que vibrações de Marte e Peixes se fazem sentir por ali também. Esta questão esportiva do futebol jogado com os pés (peixes) e entre um time vermelho (ariano) e outro azul (virginiano) este eixo Peixes/Virgem está aí junto com a energia marciana.
Então Mercúrio e Marte trazem esta relação de autonomia e liberdade pelo exercício do próprio trabalho, uma característica da classe média ou daquelas pessoas que estão trilhando o "caminho do meio", nem tão ricas nem tão pobres....mas com uma certa liberdade trilhada pelas próprias forças. Viver os dois lados da moeda, às vezes a falta outras vezes a fartura, andar de ônibus muitas vezes e outras tantas com seu próprio automóvel ou ir a pé, não há problema em caminhar por aqui...faz bem para a saúde!!
Um bairro com nome de menino só pode sugerir Mercúrio o próprio Deus criança!
E a Mãe de Deus ...quem era? A Virgem Maria!!
Eduardo Krug - é Astrólogo e professor de Astrologia na UNIPAZ-Sul

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu pai foi fundador e presidente do time Centro Esportivo Menino Deus...onde existe o Parque Marinha do Brasl...o sr.Jose luiz Nunes"carioca"in memoria....que saudades dele e de Porto Alegre,hoje morando em Fortaleza e sendo carioca,morei ai desde julho de 1971 até julho de 1986.Que saudades...Carlos Evando Nunes"Nei'.